Ciclo de debates realça<br>Revolução de Outubro<br>e actualidade do socialismo

Dando con­ti­nui­dade ao seu pro­grama de co­me­mo­ra­ções do Cen­te­nário da Re­vo­lução de Ou­tubro, que de­correm sob o lema «Cen­te­nário da Re­vo­lução de Ou­tubro – so­ci­a­lismo exi­gência da ac­tu­a­li­dade e do fu­turo», o PCP pro­move um ciclo de de­bates. As ini­ci­a­tivas terão lugar em Al­mada (31 de Março), Aveiro (7 de Abril), Porto (28 de Abril), Gui­ma­rães (19 de Maio), Coimbra (25 de Maio), Évora (3 de Junho), Faro (21 de Ou­tubro) e Lisboa (16 de No­vembro) e abor­darão, res­pec­ti­va­mente, os se­guintes temas:

  • eco­nomia ao ser­viço do povo e do País;

  • me­lhoria das con­di­ções de vida dos tra­ba­lha­dores e do povo;

  • de­mo­cracia e so­be­rania;

  • luta, con­quista de di­reitos e eman­ci­pação so­cial;

  • edu­cação e en­sino para o de­sen­vol­vi­mento e pro­gresso so­cial;

  • agri­cul­tura e de­sen­vol­vi­mento rural;

  • ci­ência, tec­no­logia ao ser­viço do pro­gresso so­cial;

  • livre cri­ação e fruição da cul­tura.

Com este ciclo de de­bates pre­tende-se ca­rac­te­rizar o ca­pi­ta­lismo, hoje, nas di­men­sões po­lí­tica, eco­nó­mica, so­cial e cul­tural; de­sen­volver a re­flexão em torno das grandes li­nhas do pro­gresso e de­sen­vol­vi­mento con­se­guidos pela Re­vo­lução de Ou­tubro e pelo pro­cesso de cons­trução do so­ci­a­lismo nos países do sis­tema so­ci­a­lista, re­ti­rando en­si­na­mentos das suas re­a­li­za­ções, ex­pe­ri­ên­cias e va­lores; afirmar o so­ci­a­lismo como exi­gência da ac­tu­a­li­dade e do fu­turo; apontar os grandes ob­jec­tivos e com­po­nentes, bem como as fases e etapas de con­cre­ti­zação de um pro­jecto de so­ci­a­lismo em Por­tugal nos do­mí­nios po­lí­tico, eco­nó­mico, so­cial e cul­tural.

Os de­bates con­tarão sempre com um con­junto de in­ter­ven­ções ini­ciais de apre­sen­tação dos res­pec­tivos temas nas suas di­versas ver­tentes e pers­pec­tivas e serão abertos à par­ti­ci­pação de todos os in­te­res­sados.

Um ne­ces­sário com­bate ide­o­ló­gico

O pri­meiro destes de­bates, sobre o tema «Eco­nomia ao ser­viço do povo e do País», re­a­liza-se já amanhã, às 21h30, em Al­mada, nas ins­ta­la­ções da So­ci­e­dade Fi­lar­mó­nica In­crível Al­ma­dense. As in­ter­ven­ções ini­ciais es­tarão a cargo de Agos­tinho Lopes, sobre «O ca­pi­ta­lismo, a sua na­tu­reza e op­ções no plano eco­nó­mico e a ne­ces­si­dade da sua su­pe­ração»; Luis Gomes, que ver­sará sobre «A ex­pe­ri­ência de cons­trução do so­ci­a­lismo na União So­vié­tica, os avanços no plano eco­nó­mico, as in­su­fi­ci­ên­cias e es­tran­gu­la­mentos, as li­ções para o fu­turo»; e Vasco Car­doso, que des­ta­cará «A ac­tu­a­li­dade do pro­grama do PCP e a sua di­mensão eco­nó­mica. A luta pelo so­ci­a­lismo».

Num quadro em que o ca­pi­ta­lismo e a ide­o­logia do­mi­nante tudo fazem para atacar a Re­vo­lução de Ou­tubro e de­sin­formar, in­to­xicar e ma­ni­pular sobre as suas re­a­li­za­ções, con­quistas, ex­pe­ri­ên­cias e va­lores, pondo em causa o seu ideal e pro­jecto li­ber­tador, o PCP con­traria as li­nhas de ofen­siva ide­o­ló­gica e va­lo­riza as con­quistas al­can­çadas pelas lutas de muitas ge­ra­ções de tra­ba­lha­dores, onde se in­cluem os obreiros da Re­vo­lução de Ou­tubro, a mais avan­çada re­a­li­zação no pro­cesso mi­lenar de eman­ci­pação da hu­ma­ni­dade. Esta luta, em que o pre­sente ciclo de de­bates se in­sere, pros­segue no pre­sente pelo so­ci­a­lismo como exi­gência da ac­tu­a­li­dade e do fu­turo.




Mais artigos de: PCP

A União Europeia<br>é projecto esgotado<br>com o qual urge romper

DE­CLARAÇÃO Nos 60 anos dos tra­tados que ins­ti­tuíram o pro­cesso de in­te­gração ca­pi­ta­lista eu­ro­peia, o PCP re­a­firma a ne­ces­si­dade de rup­turas pro­gres­sistas que ga­rantam a so­be­rania e o di­reito dos povos ao de­sen­vol­vi­mento.

PCP não abdica<br>da justiça para quem trabalhou

RE­FORMA Quem des­contou 40 ou mais anos deve poder re­formar-se sem qual­quer pe­na­li­zação. Disto o PCP não ab­dica, su­bli­nhou Je­ró­nimo de Sousa nu­men­contro com­tra­ba­lha­dores com longas car­reiras con­tri­bu­tiva, se­gunda-feira, 27, no Bar­reiro.

Grande almoço no Seixal<br>festeja 96 anos do PCP

As comemorações do 96.º aniversário do PCP, que prosseguem em todo o País, tiveram esta semana um ponto alto no almoço realizado, domingo, no Pavilhão da Siderurgia Nacional, no Seixal, com a presença de Jerónimo de Sousa. Largas...

Encontro Nacional do PCP

No dia 8 de Abril, a Aula Magna da Universidade de Lisboa acolhe um Encontro Nacional do PCP sobre as eleições autárquicas. A iniciativa tem como lema «Trabalho, honestidade e competência. Confiança numa vida melhor!».

Inventados duelos

A seis meses das eleições autárquicas, o esquema de cobertura mediática parece estar montado. Os critérios editoriais dos media já começam a alinhar-se e surge de novo, como em todas as eleições, a definição dos «duelos» que...