Ciclo de debates realça<br>Revolução de Outubro<br>e actualidade do socialismo
Dando continuidade ao seu programa de comemorações do Centenário da Revolução de Outubro, que decorrem sob o lema «Centenário da Revolução de Outubro – socialismo exigência da actualidade e do futuro», o PCP promove um ciclo de debates. As iniciativas terão lugar em Almada (31 de Março), Aveiro (7 de Abril), Porto (28 de Abril), Guimarães (19 de Maio), Coimbra (25 de Maio), Évora (3 de Junho), Faro (21 de Outubro) e Lisboa (16 de Novembro) e abordarão, respectivamente, os seguintes temas:
-
economia ao serviço do povo e do País;
-
melhoria das condições de vida dos trabalhadores e do povo;
-
democracia e soberania;
-
luta, conquista de direitos e emancipação social;
-
educação e ensino para o desenvolvimento e progresso social;
-
agricultura e desenvolvimento rural;
-
ciência, tecnologia ao serviço do progresso social;
-
livre criação e fruição da cultura.
Com este ciclo de debates pretende-se caracterizar o capitalismo, hoje, nas dimensões política, económica, social e cultural; desenvolver a reflexão em torno das grandes linhas do progresso e desenvolvimento conseguidos pela Revolução de Outubro e pelo processo de construção do socialismo nos países do sistema socialista, retirando ensinamentos das suas realizações, experiências e valores; afirmar o socialismo como exigência da actualidade e do futuro; apontar os grandes objectivos e componentes, bem como as fases e etapas de concretização de um projecto de socialismo em Portugal nos domínios político, económico, social e cultural.
Os debates contarão sempre com um conjunto de intervenções iniciais de apresentação dos respectivos temas nas suas diversas vertentes e perspectivas e serão abertos à participação de todos os interessados.
Um necessário combate ideológico
O primeiro destes debates, sobre o tema «Economia ao serviço do povo e do País», realiza-se já amanhã, às 21h30, em Almada, nas instalações da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense. As intervenções iniciais estarão a cargo de Agostinho Lopes, sobre «O capitalismo, a sua natureza e opções no plano económico e a necessidade da sua superação»; Luis Gomes, que versará sobre «A experiência de construção do socialismo na União Soviética, os avanços no plano económico, as insuficiências e estrangulamentos, as lições para o futuro»; e Vasco Cardoso, que destacará «A actualidade do programa do PCP e a sua dimensão económica. A luta pelo socialismo».
Num quadro em que o capitalismo e a ideologia dominante tudo fazem para atacar a Revolução de Outubro e desinformar, intoxicar e manipular sobre as suas realizações, conquistas, experiências e valores, pondo em causa o seu ideal e projecto libertador, o PCP contraria as linhas de ofensiva ideológica e valoriza as conquistas alcançadas pelas lutas de muitas gerações de trabalhadores, onde se incluem os obreiros da Revolução de Outubro, a mais avançada realização no processo milenar de emancipação da humanidade. Esta luta, em que o presente ciclo de debates se insere, prossegue no presente pelo socialismo como exigência da actualidade e do futuro.